quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Minecraft: Imagine, Colete, Construa!

- ATENÇÃO: ESSE JOGO É EXTREMAMENTE VICIANTE -


Olá caros leitores, hoje estou aqui para falar sobre um game que sofre um certo preconceito por causa de seus gráficos, digamos, "pouco privilegiados", mas cá pra nós, quem disse que gráfico é sinônimo de diversão?

Quem nunca se divertiu bastante jogando jogos desse
 tipo que atire a primeira pedra.


Minecraft não é um jogo focado em interface gráfica e sim no poder da criatividade que o jogador possui para utilizar o que o jogo tem a oferecer. O jogo é composto por uma variedade de objetos e blocos (não confunda com Minecraft com LEGO) que em sua maioria podem ser retirados e recolhidos para serem recolocados no local que o jogador desejar, possibilitando a construção do que a sua imaginação tem a oferecer e até um pouco mais que isso.

Além de coletar objetos e blocos você também é capaz de criar com o uso da Workbench (Bancada de Trabalho) posicionando determinados materiais de maneira correta para a criação do que vai de objetos de madeira e mecanismos simples até equipamentos de diamante e mecanismos utilizados para sistemas complexos (elevadores, armadilhas, ferrovias, etc...) além de também poder fazer o uso da Furnace (Forno) que vem a ser necessária para purificar minerais, criar vidros, melhorar materiais, fazer alimentos, etc.

À esquerda fica a área usada para colocar os componentes que irão formar o que está à direita e para isso são necessários materiais certos na ordem certa.

Outro elemento que trás mais realidade ao jogo é a necessidade de se alimentar para que seu personagem não "morra de fome" (poderia dizer literalmente se não fosse o fato da não possibilidade de morte por fome pois mesmo que ela reduza seus "pontos de vida" gradativamente, não fará com que você morra, mas garanto que será um grande incômodo para sua jornada e para evitá-la sugiro andar sempre com uns aperitivos no seu inventário).

Como você já deve ter imaginado, alimentos não caem do céu (ou pelo menos não deveriam, a não ser que alguém morra em queda livre e deixe cair uma porção de costelas de porco, o que acredite... é pouco provável) e por isso você terá que arregaçar as mangas de sua camisa (e do seu personagem) para criar animais (vacas, ovelhas, porcos, galinhas...) e também plantações (melancia, trigo, cana de açúcar, batata, cenoura...) que garantirão materiais necessários para fazer deliciosas iguarias das quais algumas precisarão passar pela Furnace para obter algo de melhor qualidade.

O "combustível" (carvão, lava, madeira...) é colocado na parte de baixo, o material a ser "queimado", acima e o resultado será mostrado na parte da direita após uns segundos de espera.





Diferentes formas climáticas e de vegetação são encontradas no jogo, tais como neve, chuva, caatinga, planícies... e todas elas parecerão bem convidativas e agradáveis durante o dia, mas é à noite que "a porra fica séria!". Durante o período da noite (ou em locais escuros como o subsolo) a concentração de monstros é bem maior do que na parte do dia. Monstros como Zumbis aparecem apenas quando escurece e o famoso Enderman que é tão pacífico à luz do Sol, torna-se uma criatura maligna e nada amigável, capaz de te fazer deslogar de tanta aflição.

E é à noite que a festa começa!



Não se engane achando que é só isso que o jogo tem a oferecer. Além do conteúdo que vem com o jogo, você ainda é capaz de conseguir uma infinidade de customizações como texturas que modificam a aparência do seu jogo e mods que inserem sistemas e objetos novos para sua diversão. Outra dica é de não jogar sozinho e sim com seus amigos, pois será engraçado ver a cara deles quando o carvão sumir misteriosamente de suas fornalhas ou quando alguém cair bem na sua frente em um rio de lava escaldante, fazendo com que toda sua experiência e itens do inventário derretam junto com ele. O jogo possui diversos idiomas e para a felicidade de muitos o vulgo pt-br (Português do Brasil). Então é isso aí, espero que tenham gostado e deixarei aqui alguns links que te ajudarão no começo e no decorrer de sua aventura:



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

H.P. Lovecraft - O Mestre do Terror Cósmico !

Salve amiguinhos leitores do blog, alienígenas de galáxias distantes, Deuses ancestrais, entidades cósmicas ou criaturas com cabeça de polvo adormecidas no fundo do mar ! Com base em todas essas estranhas definições eu começo o post de hoje com uma pergunta: Você conhece Lovecraft?

Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) foi um escritor norte americano considerado um dos maiores gênios dentro da literatura fantástica, tendo suas obras atingido grande sucesso devido ao tom de mistério, suspense e constante terror, mas o que poucos sabem é que muito do material que ele escrevia, era na verdade derivado de seus constantes pesadelos, o que pode ser observado nas obras marcadas pelo simbolismo oriundo de seu subconsciente.

Em seus trabalhos, Lovecraft desenvolveu a ideia de que a Terra e a vida que a habita é na verdade, fundamentalmente alienígena, denominando assim a maioria de seus personagens notórios como deuses ancestrais e panteões de criaturas que governaram a terra há milhões de anos atrás, que mais se parecem com monstros criados a partir do imaginário de uma mente insana.

Sua literatura é cativante e sedutora, tendo como característica marcante o fato de perturbar o leitor emocionalmente para então atraí-lo para este universo sombrio. O uso da primeira pessoa em suas narrativas as deixam com um tom frenético e aterrorizante, onde temas como depressão, imersão da consciência e suicídio são não apenas comuns como determinantes na desenvoltura da história.

Entre suas criações mais importantes está o "personagem"  que viria a se tornar um ícone da cultura pop   muito reverenciado por adoradores do gênero terror (ou terror-cósmico): Ninguém mais ninguém menos que o grande Cthulhu .
Cthulhu, Deus Ancestral adormecido
Um ser gigantesco, com escamas por todo o corpo, asas de dragão e tentáculos no rosto. Um Deus ancestral que veio a Terra milhões de anos antes do surgimento dos humanos, e hoje jaz adormecido no mais profundo dos oceanos... ainda que se comunique com humanos através de sonhos, existem várias seitas e cultos que tentam acelerar seu regresso, ainda que o próprio Cthulhu não pareça estar com muita pressa...

Aqueles que se aventuram além dos simples contos de Lovecraft, acabam por se deparar com um livro misterioso descrito nas obras do autor. O Necronomicon, ou "livro dos nomes mortos", reúne diversos ensinamentos de toda a mitologia "lovecraftiana", tratando como real suas criações e até ensinando a conjurar magias e invocações relativas a morte e suas criaturas sobrenaturais e sinistras.
Dizem que antes de sua morte, Howard havia inclusive desenvolvido um culto baseado em Cthulhu e suas mitologias, sendo grande parte de seus rituais descritos no Necronomicon, com referências diretas ao "abismo" , e desafiando diretamente ideais religiosos e morais, como os do próprio cristianismo.

Por enquanto é isso galera, pra quem gosta do gênero com certeza fica a minha recomendação quanto aos livros de Cthulhu e sua turma (Que vão se meter em altas aventuras com essa galerinha da pesada!)
Um grande abraço e tchaaaau !


Não está morto o que pode eternamente jazer, e após eras estranhas, até mesmo a morte pode morrer" - H. P. Lovecraft - "The Call of Cthulhu" (1926)


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More