Salve amiguinhos leitores do blog, alienígenas de galáxias distantes, Deuses ancestrais, entidades cósmicas ou criaturas com cabeça de polvo adormecidas no fundo do mar ! Com base em todas essas estranhas definições eu começo o post de hoje com uma pergunta: Você conhece Lovecraft?
Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) foi um escritor norte americano considerado um dos maiores gênios dentro da literatura fantástica, tendo suas obras atingido grande sucesso devido ao tom de mistério, suspense e constante terror, mas o que poucos sabem é que muito do material que ele escrevia, era na verdade derivado de seus constantes pesadelos, o que pode ser observado nas obras marcadas pelo simbolismo oriundo de seu subconsciente.
Em seus trabalhos, Lovecraft desenvolveu a ideia de que a Terra e a vida que a habita é na verdade, fundamentalmente alienígena, denominando assim a maioria de seus personagens notórios como deuses ancestrais e panteões de criaturas que governaram a terra há milhões de anos atrás, que mais se parecem com monstros criados a partir do imaginário de uma mente insana.
Sua literatura é cativante e sedutora, tendo como característica marcante o fato de perturbar o leitor emocionalmente para então atraí-lo para este universo sombrio. O uso da primeira pessoa em suas narrativas as deixam com um tom frenético e aterrorizante, onde temas como depressão, imersão da consciência e suicídio são não apenas comuns como determinantes na desenvoltura da história.
Entre suas criações mais importantes está o "personagem" que viria a se tornar um ícone da cultura pop muito reverenciado por adoradores do gênero terror (ou terror-cósmico): Ninguém mais ninguém menos que o grande Cthulhu .
Cthulhu, Deus Ancestral adormecido |
Aqueles que se aventuram além dos simples contos de Lovecraft, acabam por se deparar com um livro misterioso descrito nas obras do autor. O Necronomicon, ou "livro dos nomes mortos", reúne diversos ensinamentos de toda a mitologia "lovecraftiana", tratando como real suas criações e até ensinando a conjurar magias e invocações relativas a morte e suas criaturas sobrenaturais e sinistras.
Dizem que antes de sua morte, Howard havia inclusive desenvolvido um culto baseado em Cthulhu e suas mitologias, sendo grande parte de seus rituais descritos no Necronomicon, com referências diretas ao "abismo" , e desafiando diretamente ideais religiosos e morais, como os do próprio cristianismo.
Por enquanto é isso galera, pra quem gosta do gênero com certeza fica a minha recomendação quanto aos livros de Cthulhu e sua turma (Que vão se meter em altas aventuras com essa galerinha da pesada!)
Um grande abraço e tchaaaau !
Não está morto o que pode eternamente jazer, e após eras estranhas, até mesmo a morte pode morrer" - H. P. Lovecraft - "The Call of Cthulhu" (1926)
Postar um comentário