Eaí Galera, tudo tranquilo com todos vocês? Pois antes de mais nada estarei eu me apresentando, pois este é o meu primeiríssimo post aqui no Blog.
Meu nome é Victor Augusto Magalhães, sou natural de Minas Gerais mas moro em Porto Alegre, tenho 19 anos, e sou simplesmente fanático por franquias como Zelda e Pokémon, gosto muito de vários Final Fantasy (não de todos eles!) e também sou jogador e mestre de RPG, desde Defensores de Tóquio até mesmo GURPS, Vampiro... Adoro também os chamados MMORPGs, e curto muito animes e mangás.
Como primeiro post, eu vou trazer uma franquia que está no ar a mais de 30 anos, e ainda que tenha mantido a ideia original, vem conquistando gerações de fãs por todo mundo. Sim amigos e amigas, Saiyajins, treinadores de pokémon, digiescolhidos habitantes da terra média e seres extraplanares, estou falando dos clássicos chamados de SUPER SENTAI.
A origem do termo vem do vocabulário militar e significa "Esquadrão", sendo este geralmente composto por um grupo de três a cinco participantes. Se você ainda acha que não conhece nenhuma dessas séries, vou adiantar algo: Power Rangers, aquele seriado americano que você assistia quando criança, nada mais é do que a versão ocidental de algumas Super Equipes do gênero SUPER SENTAI. Isso mesmo, os uniformes , os MEGAZORDS...
O início - HIMITSU SENTAI GORANGER!
A partir do ano de 1975 uma nova onda entrava na televisão japonesa. Voltada para o público Infanto-juvenil e adulto, estreava a série chamada de Himitsu Sentai Goranger, algo como "Esquadrão secreto Goranger". O sucesso da série foi imediato, uma vez que esta foi idealizada por ninguém mais ninguém menos que Shotaro Ishinomori, o criador da também popular série Kamen Raider. Sendo a primeira, foi também a mais longa das séries, tendo no total 84 episódios.
Em Goranger ainda não era possível encontrar muitos elementos que viriam a se tornar clássicos neste ramo, como os Mechas, robôs gigantes que eram pilotados pelos heróis, mas armas personalizadas e veículos para transportar os protagonistas já podiam ser vistos.
A história é bem familiar a todos os fãs de tokusatsu : Um exército de monstros chamados de Cruz Negra quer corromper a raça humana, e para isso é criada uma organização chamada EAGLE para combater tal mal. Os vilões atacam as bases da resistência humana e apenas um sobrevivente de cada base permanece vivo, sendo cinco no total, que se tornariam os integrantes do primeiro super esquadrão.
Uma curiosidade, é que diferente das versões ocidentais, apenas a de cor rosa era mulher, os outros quatro integrantes eram homens. Segue abaixo a abertura da série.
JAKQ DENGEKITAI !
Com um enredo mais adulto e cheio de situações dramáticas e cenas de ação melhoradas com relação ao antecessor, Jakq Dengekitai foi a segunda série da franquia de Super Sentais, e manteve basicamente as características de Goranger, sendo os uniformes não padronizados e os cinco membros na equipe. O destaque vai para as habilidades que eram baseadas num baralho de cartas e o personagem principal, Big One, usava um uniforme branco que não representa nada do baralho em específico.
A história gira em torno da invasão do planeta terra por uma sociedade criminosa, a tentativa de salvar o planeta parte do Esquadrão Científico Especial Internacional de Investigação, que reúne os jovens heróis para que esses possam lutar contra o mal.
BATTLE FEVER J!
Depois de um ano sem nenhuma série a franquia retorna em 1979 com uma parceria com a Marvel com o Super Esquadrão Battle Fever J!
Foi neste projeto que o criador e idealizador da série abandonou a franquia, o que possibilitou o link com a empresa americana dona do aracnídeo mais famoso dos quadrinhos, e aqui estava para surgir o que muitos consideram a marca registrada e o elemento mais clássicos de todas as séries de Super Sentai: Os Robôs Gigantes, chamados de MECHAS!
Os integrantes são na verdade espiões que foram escolhidos a dedo para integrar o esquadrão que iria defender a terra da misteriosa seita EGOS, cujo objetivo era cultuar um deus chamado apenas de SATAN EGOS.
Sendo cada membro de um país e utilizando um estilo de luta de acordo com sua respectiva origem, os uniformes são mais padronizados e é aqui que muitos dizem que houve a divisão do gênero antes chamado de SENTAI para o então SUPER SENTAI.
Para nós, acostumados a ver roupas mais bonitas e modernas, os trajes de Batlle Fever J podem parecer um tanto cafonas ou grotescos. E de fato são. A série ficou no ar até 1980 e foi substituida por Denshi Sentai Denziman. Apesar da dificuldade, encontrei a abertura oficial em japonês, segue abaixo.
Por enquanto é isso, espero que todos estejam preparados para a batalha, com suas armas a mão e prontos para se transformarem !
Nos vemos em breve, um grande abraço e HEINSHIN!
Postar um comentário