quinta-feira, 31 de maio de 2012

Preview - The Last Guardian [PS3]

Desde o lançamento de Shadow of the Colossus (Wanda and Colossus, no Japão) em 2005, a Sony Computer Entertaiment deixou bem claro que ela não estava somente interessada em somente abrir um longo e controverso debate sobre a ligação do jogo ou não com seu “antecessor” Ico, mas sim que o game que ela estava criando vinha para ser apreciado. E teria que ter uma continuação.



Quem teve o prazer de jogar Shadow of the Colossus sabe que o jogo tornou-se para os gamers uma experiência tão única que saber que você estava chegando ao fim do jogo causava meio que uma frustração por não poder ter mais uns “Colossus” de prazer. O jogo em si foi diferente de qualquer coisa que se esperava de um game fabricado pela Sony e atraiu um publico mais impressionante ainda. Mas a questão é que o final do game é algo tão vago, mas tão vago que depois dos créditos finais parecia que o próprio ps2 clamava por uma continuação.




A Sony atendeu ao pedido, mas para seu console de 3° geração (leia-se PS3). O nome do jogo foi apresentado inicialmente pela Team Ico (um dos estúdios da empresa) como Project Trico, o que gerou grandes dúvidas em relação a qual história que o jogo iria tratar ou se o jogo viria a ser o lapso que uniria as duas histórias. Para acabar (ou não) com as primeiras teorias desenvolvidas pelos jogadores mais afoitos sobre o enredo do jogo foi publicado pela empresa que o jogo passaria a ser intitulado como The Last Guardian.


Várias imagens contendo cenas do jogo vazaram deixando ainda mais confusas a especulações sobre o enredo do game: nelas podemos notar vários templos em ruínas, jardins formados naturalmente sobre as rochas e ambientes abertos típicos de Ico e Shadow of the Colossus.



Contudo o que causou mais dúvida foi o fato de que nas imagens só se via como protagonistas do game um menino com vestes sacerdotais tendo com companhia um animal semelhante a um “Grifo”, uma “águia do mar” ou um “Erne” (no título japonês) com as asas possivelmente cortadas. Também pode-se notar que o animal continha em seu corpo várias lanças e flechas cravadas, sinal que estava sendo caçado, maltratado ou algo assim.


Um trailer recheado de dúvidas

Em 2009 na E3 daquele ano a Sony finalmente liberou o trailer oficial do jogo que causou ainda mais dúvidas do que esclarecimentos. Nele pode-se ver que a criatura estava inicialmente presa por alguma razão e na seqüência ela ataca um soldado (os únicos personagens a parte no vídeo todo). Durante esse fato vê-se o protagonista fugindo da criatura e depois a mesma o salva de cair de uma grande altura, demonstrando que ela não é nada hostil para com ele.
A continuação do vídeo demonstra o afeto existente entre ambos e que essa criatura tem um papel muito importante em auxiliar o personagem na exploração do cenário: o elevando a certas alturas, servindo como meio de transporte e até mesmo mergulhando com o protagonista. Pelas poucas imagens in game nota-se que o jogo se concentra na exploração do cenário (às vezes utilizando a furtividade) e em batalhas corpo a corpo simples, como lançar pedras nos adversários.
Algo muito relevante a se observar é uma clara diferença entre o sprite do protagonista e dos outros personagens do vídeo sendo que esse possui uma cor bem mais clara e às vezes parece não se encaixar bem com as imagens do cenário e da criatura (por exemplo, quando ele a acaricia, as mãos parecem estar afastadas de seu corpo). Pode ser que o design do personagem seja alterado ou não, mas tudo indica que na época do vídeo ainda se tratava de um beta.

O que esperar?

Em relação à história do game não há nada a se comentar, pois nem mesmo no vídeo é abordado nada sobre ela, não há nenhuma fala ou legenda, somente uma passagem que mostra o nome do game. Em relação à jogabilidade e a qualidade do jogo podemos e devemos ser otimistas, pois quem está liderando o projeto é ninguém menos que Fumito Ueda responsável pela direção, animação e desenvolvimentos de renomados títulos como Enemy Zero (Sega Saturno), Ico e Shadow of the Colossus (PS2). Logo, sabemos que o projeto está na melhores mãos.
Apesar de previsto para aparecer na E3 desse ano um tweet feito por Jim Reilly, editor de notícias da Game Informer, deixou claro que as chances do game fazer presença no evento são poucas. Segundo Reilly, que falou com um porta-voz da Sony, a empresa declarou que “The Last Guardian continua em desenvolvimento, mas não temos notícias para compartilhar neste momento com relação à franquia na E3”.
Como nada ainda foi declarado até o momento resta a nós, pobres mortais, esperar que a Sony faça uma surpresa e dê as caras na E3 já marcando uma data de lançamento da obra. O que é muito improvável.
Sobre a luz da esperança aguardamos o melhor, pois The Last Guardian tem tudo pra ser não só mais jogo lançado “pra zerar”, mas sim uma nova obra de arte, assim como seus antecessores.

Go, go Sony !!!

Escrito por Abel Ferreira:

Tenho 21 anos, sou fã de animes, gamer e estudante nas horas vagas. Gasto meu tempo com aquilo que gosto mas não te recomendaria a gastar o seu com isso. A não ser que você tenha bom gosto.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More