quarta-feira, 23 de maio de 2012

Review - Yume Nikki [PC]


Eae! Hoje vim com uma dica para os gamers de plantão. Principalmente para aqueles que curtem jogos diferentes! E esse é bem diferente. 


O Diário dos Sonhos


Yume Nikki é um jogo para PC feito em 2004 no RPG Maker 2003 pelo misterioso Kikiyama. Não tem um objetivo certo, na verdade. Trata-se de uma garota hikikomori sem nada pra fazer dentro de um quartinho no alto de um prédio que resolve dormir e sonhar com cenários e personagens em um enredo totalmente sem sentido. Ou talvez tenha, já que é alvo de muitas especulações. Muitas mesmo!




The Nexus


O jogo acontece enquanto a protagonista, Madotsuki, deita em sua cama pra dormir. Ao fazer isso, ela se encontra dentro de The Nexus, uma grande sala com uma background de desenho asteca possuindo 12 portas, similares aos ponteiros de um relógio.


Nexus é o que liga o Real World com o Dream World, no jogo. A passagem que vai para o Dream World são as 12 portas (com excessão da 13ª no topo que leva de volta ao quarto de Madotsuki). Essas portas, chamadas de Original Locations, te levam para diferentes mundos do jogo e muitos estão ligados entre si.


Além de você ter a possibilidade de entrar em uma porta e lá dentro encontrar uma passagem que te leva para o mundo de outra porta, também há passagens que te levam para os Deepers Locations, os mais de 20 ambientes secretos, que é onde se encontra os mistérios do jogo. As origens das teorias dos fãs. Ou seja, é muito raro encontrar "ruas sem saída" em Yume Nikki.



Efeitos, Eventos e NPCs


Madotsuki precisa coletar 24 efeitos para o término do jogo (há mais de um término); os efeitos são desde se transformar em um sapo até fazer uma bicicleta aparecer do nada. Eles estão espalhados pelos Original e os Deepers Locations e são a chave para explorar o jogo. 


Alguns efeitos são necessários para os eventos do jogo. É importante dizer que esses eventos não são eventos comuns, onde no final há uma recompensa ou algo óbvio. Em Yume Nikki, esses eventos são inusitados e não te dão pistas sobre onde ir. O que eles proporcionam mesmo é o trabalho da sua imaginação; são esses eventos que contribuem com as teorias e especulações dos fãs, geralmente encontrados nos Deepers Locations. Alguns são muito difíceis de se ver, como o evento do Uboa com uma chance em 64 vezes que as luzes de um quarto são apagadas. Ou como o do Takofuusen, com uma chance em 3600. É... haja vontade.




A maioria dos efeitos são coletados quando Madotsuki interage com algum NPC. No jogo, há apenas uma NPC considerada inimiga. Toriningen (imagem ao lado) são personagens humanóides com bicos de pássaro que te levam para áreas sem saída. As únicas maneiras de sair são: se beliscar com a tecla 9 ou usar o Medamaude Effect - que te leva de volta para Nexus.



Alguns NPCs são muito queridos pelos fãs, como é o exemplo de Uboa, que após ser conhecido pelo YouTube, deu fama ao jogo e foi motivo de muitos downloads de Yume Nikki. Uboa tem até seu nome em um site relacionado ao jogo (http://uboachan.net/). Mas em Yume Nikki, os personagens ganham credibilidade pelas teorias que recebem. Uboa tem várias teorias, uma delas é que Uboa seria a frustração de Madotsuki ou até mesmo de Kikiyama. A forma materializada - e complicada de se enxergar, vide a dificuldade de 1/64 chances de se ver o evento - da solidão e melancolia que é vista durante o jogo inteiro. Só dizendo não dá pra entender! Dá uma olhada! Se quiser pular o vídeo pro que importa, vá para os 3:20.


Então...

Yume Nikki é bem melancolico; e isso é enfatizado na sua rica, e muito conhecida, trilha sonora ora pertubadora ora suave demais. Talvez esse seja o segredo por trás de um jogo tão envolvente. Há quem diga que Yume Nikki possa ser um dos primeiros - se não o primeiro - jogos de um novo gênero.


Poderia passar horas comentando sobre os NPCs, explicando sobre os efeitos e como usá-los e até mesmo relatar as teorias que rolam pela internet, uma por uma. Talvez até compartilhar minhas próprias teorias. Mas a graça... ou melhor dizendo, o interessante é descobrir tudo sozinho e, depois, se surpreender com a gama de informações sobre Yume Nikki pela internet.

Espero que gráficos de RPG Maker 2003 e imagens não muito realistas não façam você desistir de entender as inúmeras teorias de um jogo que ganhou uma continuação (Yume 2kki) e tantas outras versões de fãs!


Aqui estão alguns links que me serviram de fontes e que se pode encontrar Fanarts, teorias sobre Yume Nikki, downloads, detonado e outras coisas mais:


http://www.theneitherworld.com/yumenikki/links.htm
http://yumenikki.wikia.com/wiki/Yume_Nikki_Wiki
http://uboachan.net/


Bom jogo!

Escrito por Matheus Bolognini:

Bolognini teve sua primeira jogatina em um Nintendinho de seu tio. A partir daí, o garoto já sabia o que fazer quando crescer: ter sua própria locadora, para ficar sempre perto de seus games! Frustrado por não conseguir, Bolognini sacrifica sua expectativa de ser bem remunerado trabalhando, e cursa Jornalismo. Assim tem uma boa desculpa pra falar sobre games o tempo inteiro.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More