sábado, 26 de maio de 2012

Review - Kirby Squeak Squad [DS]

Kirby Squeak Squad (Nintendo DS - 2006)


         
           Olá galera! Hoje estou aqui para falar sobre o game Kirby Squeak Squad que compõe a gama de jogos de Nintendo DS. O jogo me surpreendeu bastante com sua interface touch screen na tela inferior e com o fato de ter de coletar baús nas fases para conseguir liberar alguns bônus (Collection Room), o que o torna atrativo e te faz querer adquiri-los para saber o que mais o jogo vem a oferecer.







Os Squeaks - Te Atormentarão por todo o Jogo.
           [SPOIL DO COMEÇO DO JOGO] A aventura começa a partir do furto de um pedaço de bolo que Kirby estava prestes a comer (vemos claramente que história não é o ponto forte desse jogo, apesar de que esse não é o único da série a começar por causa de comida), pelo chefe do grupo de ratos (Squeaks), Daroach. Kirby sem saber quem roubou seu pedaço de bolo presume que tenha sido King Dedede e vai atrás dele, mas descobre o verdadeiro larápio e começa sua aventura para recuperar o seu pedaço de bolo de baunilha com muito glacê, cobertura e morango. [FIM DO SPOIL]



       
           O jogo pode não ter se enriquecido com a história mas ganhou muitos pontos com a interface touch screen e com os itens da Collection Room. Como mostrado na figura abaixo, o jogo conta com um sistema touch screen na tela inferior onde ficam armazenados os baús adquiridos na fase e "bolhas" que contêm, habilidades ou comidas usadas para recuperar a energia do seu personagem que são ativadas com o toque. A tela suporta apenas 5 itens (bolhas + baús) mas você pode descartá-los à qualquer momento movendo o item que quiser para uma área de descarte da tela. As "bolhas" podem ser combinadas arrastando umas sobre as outras, as combinações são:


Sistema Touch Screen na Tela Inferior



Comida + Comida = Comida Superior ( até chegar ao "MAX TOMATO" que recupera 100% )


Habilidade + Habilidade = Algumas habilidades podem se combinar se você tiver o respectivo pergaminho que libera a fusão, um exemplo disso é a habilidade "Sword" que pode ser combinada com 3 outras "Spark", "Ice" e "Fire" (para fazer tal combinação não basta jogar uma habilidade sobre a outra, você também terá que fazer movimentos aleatórios na tela inferior durante a fusão das bolhas). Se você não tiver tais pergaminhos a fusão resultará em alguma habilidade aleatória.


Mini Kirby + Mini Kirby = Mini Kirby Duplo que só poderá ser combinado com um Mini Kirby  para formar 1 continue extra.







Collection Room
        



          Kirby Squeak Squad também conta com 120 baús que são recolhidos nas fases sendo que cada fase tem um número de baús que varia de 1 à 3. Os baús contêm items que poderão ser vistos na Collection Room mostrada ao lado, contendo neles cores novas para o Kirby, pergaminhos que aprimoram as habilidades, pedaços de coração (que ao juntar 2 aumentam a sua barra de energia - são 8 pedaços no total, totalizando 4 corações - e isso me faz lembrar de The Legend of Zelda, mas continuando...), soundtrack (trilha sonora), modelos diferentes para a sua "tela de bolhas", enfim, coisas necessárias pro progresso do jogo e outras que servirão mais para a sua diversão e customização do jogo.




 


          Algo que me deixou desapontado foi o fato do jogo não possuir um modo multiplayer co-op (cooperativo) de fase, mas para nossa alegria ele possui os chamados sub-games (mini-games) de até 4 jogadores (que podem ser jogados com apenas 1 cartucho no modo download play ou com mais de 1). São 4 sub-games no total:

Sub-Game Speedy Teatime


SPEEDY TEATIME - Espere a bandeja de comida abrir e pegue o máximo de comida que puder, cuidado com os "bolinhos bomba" que farão você ficar atordoado. Quem comer mais ganha.


SMASH RIDE - Uma espécie de "carrinho bate-tate" cujo objetivo é derrubar o seu oponente pra fora do estádio. Quem derrubar mais vezes o outro ganha.


TREASURE SHOT - Comidas surgem de baús e você tem que atirar nelas pra conseguir pontos, cuidado com as bombas. Quem fizer mais pontos ganha.


BOSS ENDURANCE - O objetivo desse é matar todos os chefes do jogo sem morrer e esse sub-game suporta apenas 1 jogador.






 
Video que Mostra Todas as Habilidades Disponíveis no Jogo

O jogo se passa em 8 mundos diferentes, sendo que cada um possui uma fase extra que é liberada com a coleta do baú com a chave responsável por desbloqueá-la. Ao centro do Mapa há uma torre que só estará disponível após a coleta de todas as "Ghost Medals" e nela você encontrará todos as habilidades disponíveis no jogo: Hammer, Wheel, Cupid, Hi-Jump, Magic, Ninja, Bubble, Spark, Animal, Metal, Fighter, Sword, U.F.O, Laser, Parasol, Cutter, Sleep, Bomb, Beam, Fire, Ice, Tornado, Throw, Beam, Ghost (só pode ser adquirida nesse mapa) Triple Star  (habilidade rara e muito poderosa) em forma de bolhas que podem ser coletadas livremente. Na forma de fantasma (Ghost) o seu personagem pode "possuir" os monstros e andar com eles livremente pela fase, usando as habilidades dele em seu favor.

Mapa de Seleção de Mundo


Visão Interna do Mundo
           Para finalizar preciso dizer que gostei muito de jogar esse jogo e que a Collection Room foi um atrativo muito interessante que me fez querer coletar todos os 120 baús, o que fez do jogo um pouco mais complicado e me fez completar algumas fases mais de uma vez (tive que voltar umas 10 vezes em algumas fases para poder pegar todos os baús e conseguir um 100%) mas mesmo assim achei o jogo fácil e de excelente jogabilidade. Gostei muito do sistema de combinação de habilidades, da quantidade de habilidades e da área touch screen que cria uma interação muito boa para o jogador.
          Bom, espero que tenham gostado do meu review do jogo Kirby Squeak Squad e que experimentem-o para ter uma experiência muito boa assim como a que tive. É isso ai e até a próxima!



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