Uma expressão: que saco. Que saco é quando checamos as atualizações do Facebook e nos deparamos com um compartilhamento - seja uma imagem ou vídeo, ou apenas um comentário - de um bendito spoiler! Mais saco ainda quando não estamos preparados pra receber esse spoiler.
Malditos spoilers!
Deve haver um certo bom senso quando acusamos alguém de soltar um spoiler. Se, por exemplo, o sujeito está lendo pela primeira vez os livros de Harry Potter - ou até mesmo acompanhando os filmes agora, porque essa pessoa viveu em uma caverna durante os útimos 11 anos - e alguém diz: O Harry Potter morre no final. Mesmo que seja um spoiler errado, com uma pitadinha de verdade, é um equivoco alguém acusar esse comentário de ser um spoiler, porque a história de Harry Potter já não é mais novidade. Assim como o surgimento de muitos Wanna Be Nerd por aí, que nunca tiveram interesse de assistir a série Star Wars e reclamam ao saber, antes da hora, que Luke e a Princesa Leia são irmãos.
Antes fosse o Goku. |
A revelação de Tobi entrou até nos Trends Topic do Twitter. Como resistir em não dar uma olhadinha do que se trata? Como passar pela imagem que citei e não ler os comentários? Por que é tão difícil ignorar os spoilers, mesmo quando declaramos o ódio por eles?!
Por que tantos?!
O ser humano é imediatista e está em sua natureza preferir não esperar. Aquele velho conselho "Se não quiser receber spoilers, simplesmente não veja eles. Ignore." deve ser o conselho mais inútil de todos os conselhos idiotas. É como estudar com uma prova que você já viu as respostas das objetivas. Por mais que você apague, passe corretivo, ou sei lá o que, você vai lembrar qual era a resposta com sua memória fotográfica. Ou seja, viu o começo do spoiler, viu o spoiler inteiro. Quase uma regra.
O exemplo foi o mais recente - do Naruto -, mas tem spoiler de tudo na internet. Digo que é melhor nos acostumarmos. Mesmo que, geralmente, seja uma situação chata, essa onda de informações rápidas e massivamente compartilhadas está longe de acabar.
E você? Acha que o spoiler deveria ser banido, de alguma forma, da internet? Ou já se acomodou?
Postar um comentário