quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Think Stereo - Super Mario War para Consoles

A internet está cheia de pessoas criativas, e os gamers, com certeza, não ficam para trás nesse quesito. Há um nome para os games que são criados por uma equipe pequena, ou até por uma só pessoa. São os Indie Games. Antigamente eram só encontrados na internet e, muitas vezes, permaneciam na internet. Hoje em dia, por outro lado, essa categoria faz parte, também, dos serviços online das maiores empresas de video-games, como a recente Nintendo Network, o Xbox Live e a Playstation Network.

Alguns Indie Games são tão bem produzidos e tão divertidos que acabam tendo sua versão lançada em várias plataformas. Como é o caso de Cave Story, Fez, Braid, Super Meat Boy e tantos outros. Mas a internet também está cheia de games que não são lá considerados Indie Games. Mas sim paródias de outros games mais conhecidos. Será que essas paródias também não merecem serem avaliadas?

Conheça Super Mario War, um game produzido por uma equipe independente, mas que infelizmente não ganhou versões oficiais para qualquer console da Big N.

O Jogo


Parece com Mario Party? Não. Talvez uma versão mais retrô e com mais ação. Super Mario War é um game criado a partir de Mario War, o original que é muito parecido com essa nova versão, e que foi criado por outra desenvolvedora de games independentes: Samuelle Poletto. Os criadores do game - Florian Hufsky, Two52, Jared e Steven Graff - são gamers que adoram o universo da Nintendo, e daí resolveram fazer um game com os personagens da empresa. Simples, não é? Não. O jogo é muito bem trabalhado e muito bem pensado. Após uma jogatina desse game com os amigos, é de se surpreender como paródias como essa não conseguem chamar atenção das grandes empresas.


É um multiplayer game, podendo jogar até quatro pessoas, que tem vários modos de jogo com suas respectivas regras. Mas uma coisa é certa: na maioria das regras, pisar na cabeça do seu adversário é uma coisa que te favorece.


Modos de Partida


Os modos pra se jogar Super Mario War se dividem em: Single Game, Tournament, Tour World. Essas escolhas determinam como será a partida com os mais de 20 modos de jogo.


Single Game é uma espécie de partida amistosa. Escolha quantos players ou Bots irão te acompanhar nas partidas, depois escolha o modo de jogo e, por último, escolha um dos mais de 290 mapas. Também é possível usar um filtro para achar uma fase do jeito que você quer. Após terminar a partida, acaba aí. O Single Game pode ser considerado, também, o Practice do game.


No Tournament, basta determinar quantas vitórias precisam para a partida terminar. Se for cinco vitórias, por exemplo, o game vai organizar, aleatóriamente, vários modos de jogo seguidos. Vence aquele que ganhar primeiro as cinco vezes.


No Tour já é diferente. Segue o mesmo modelo do Tournament, só que a contagem para determinar o vencedor é a partir da colocação em cada partida - se ficou em primeiro, segundo, terceiro ou quarto lugar. Ou seja, os pontos são acumulativos.


Por fim, o World, talvez o mais interessante desses. Os jogadores caminham por mapas à la Super Mario Bros. 3. Com direito a itens e Mushroom Houses. Podendo até escolher as fases mais legais, cada uma com um modo de jogo diferente. São 16 mundos para explorar em partidas.


Modos de Jogo

Os modos de jogo são simples, fáceis de entender, talvez isso seja o seu maior trunfo. Sem tutoriais gigantes, só uma pequena descrição e um ícone - que algumas vezes diz mais sobre as regras que a própria descrição. Mas na pasta do game tem um documento que ensina mais bem detalhado sobre tudo do jogo, caso se interesse. Não há muito o que explicar sobre os modos. É bem ao estilo retrô, fácil - de entender - e rápido. Então aí vai apenas uma lista.


 Classic Frag Limit
 Time Limit  Jail
 Coin Collection  Yoshi's Egg
Stomp  Capture The Flag
 Chicken  Tag
 Star  Domination
 King Of The Hill  Owned
Frenzy  Survival
Greed  Health
Phanto Card Collection
Race


Além de todos esses modos de jogo, Super Mario War também tem um Level Editor e um World Editor. Se estiver cansado de todos os mapas do jogo, crie o seu próprio e faça dele um mapa mais complexo. Alguns fóruns na internet até disponibilizam mapas criados por fãs.


As novidades não param por aí. No game, há vários personagens de outros jogos para escolher. Não só do universo de Mario. Estão presentes personagens de jogos como: Final Fantasy, Dig Dug, ExciteBike, Pacman, Sonic, EarthBound, Megaman, Pokémon, Metroid,The Legend Of Zelda e até a Hello Kit.







Merece ou não?


O game foi produzido para se jogar no PC - Windows, MAC ou Linux. Mas os fãs pedem, e os desenvolvedores atendem. É muito fácil jogar o game em consoles como o Nintendo DS, Wii, Xbox e PSP. Mas algumas vezes ele nem fica cem por cento como no PC. Fora que é o mesmo jogo, só vai mudar os controles e a telona.

Imagine se a Nintendo lançasse, por exemplo, Super Mario War para 3DS? Assim como fez com Cave Story. Algumas poucas modificações na Soundtrack aqui; um modo online ali; mais sprites de personagens para um bom crossover acolá. Pronto, o mais novo multiplayer com sucesso de vendas da empresa. O que está esperando sr. Satoru Iwata? Aproveite a ideia!

Escrito por Matheus Bolognini:

Bolognini teve sua primeira jogatina em um Nintendinho de seu tio. A partir daí, o garoto já sabia o que fazer quando crescer: ter sua própria locadora, para ficar sempre perto de seus games! Frustrado por não conseguir, Bolognini sacrifica sua expectativa de ser bem remunerado trabalhando, e cursa Jornalismo. Assim tem uma boa desculpa pra falar sobre games o tempo inteiro.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More